Mitsubishi A6M Zero
A6M Zero - foi o principal caça da marinha japonesa durante toda a Segunda Guerra Mundial.
Ganhou reputação de invencível no início da participação nipônica no conflito, com poder de manobra, alcance e razão de subida inigualáveis por qualquer caça ocidental, tanto de terra quanto embarcado. Foi também o avião usado tanto por Hiroyoshi Nishizawa o maior piloto japonês desta guerra; quanto por Saburo Sakai, o maior ás japonês que sobreviveu ao conflito.
Tinha um defeito fundamental: para que pudesse ter a leveza e o poder de manobra que tinha, era privado de blindagem em relação à cabine do piloto e ao tanque de combustível, o que a exemplo de outros aviões de guerra japoneses do início do conflito, o tornava extremamente vulnerável ao fogo inimigo. Vulnerabilidade esta, típica desses vários modelos de aviões de combate japoneses, responsável pela morte de muitos tripulantes que ao longo do conflito fizeram falta pela sua quantidade e experiência em momentos críticos para o Japão.
Embora insuperável no combate individual, os aliados ainda em 1942 desenvolveram táticas de combate aéreo em grupo que cedo começaram a anular tal vantagem. E logo que modelos aliados equivalentes ou mais aperfeiçoados começaram a entrar em serviço ao final de 1943, foi superado, sendo porém mantido como principal caça nipônico na linha de frente por falta de uma política industrial que produzisse em grande escala algum de seus substitutos que já estavam disponiveís em meados de 1944, como entre outros o Kawanishi N1K ou Shiden (também apelidado pelos pilotos ocidentais de ``George´´). O Zero foi muito famoso também por ter sido o principal avião utilizado pelos Kamikazes, sendo considerado ainda hoje uma obra incrível de engenharia que marcou o início da tecnologia de alta precisão japonesa. Criado por Jiro Horikoshi.
A sigla significa:
A = Combatente
6 = 6º Modelo
M = Mitsubishi
II Guerra Mundial
Os caças Zero da série M2, operaram em 1940-41, no bombardeio japonês à China e em Pearl Harbor. No ataque a Pearl Harbor, existiam 420 Zeros em atividade no Pacífico. Estima-se que durante a II Guerra Mundial, os Zeros destruíram 1.550 naves americanas.
Variações
Protótipo A6M1
Foi completado em Março de 1939, com motor de 780 hp Mitsubishi Zuisei. Em setembro foi aprovado pela Marinha, com mudanças no propulsor para evitar vibrações.
A6M2, Modelo 11
Divergência entre os disparos das armas de 7mm e de 20mm do A6M2
A6M2 "Zero" Modelo 21 (frente). A bordo do porta-aviões Shokaku.
Mitsubishi A6M2 "Zero" Modelo 21 decola do porta-aviões Akagi rumo a Pearl Harbor.
Possuia um motor de 940 hp Nakajima Sakae, o que, apesar da relutância inicial, provou melhorar bastante a performance da nave. Os primeiros foram completados em janeiro de 1940.
As novas aeronaves chegaram a Manchúria em julho de 1940, e foram vistas pela primeira vez em combate em Chungking, em agosto. Enfrentando os aviões Polikarpov I-16s e I-153s, mostraram superioridade.
A6M2, Modelo 21
Após distribuírem apenas 65 naves até novembro de 1940, foram necessárias se introduzirem mudanças na linha de produção. Estas mudanças resultaram no modelo 21, que permitiram a maior produção de naves do início da guerra. 740 Modelos 21 foram completados pela Mitsubishi, e outros 800 pela Nakajima. Duas outras versões foram construídas em menores números, o A6M2-N "Rufe" planador (baseado no modelo 11 modificado), e o A6M2-K para treinamento. No total foram 508 unidades construídas pela Hitachi e Sasebo Naval Air Arsenal.
A6M3, Modelo 32 Em 1941, a Nakajima introduziu o motor Sakae 21, melhorando a performance em altitude e aumento a potência para 1.130 hp. A ideia era preparar outro modelo para um novo motor. O primeiro Modelo 32 foi entregue em abril de 1942. Trazia mudanças nas asas e os aliados o chamavam pelos códigos de Hap e depois Hamp, mas depois foi simplificado para Zeke, código do modelo anterior. Foram usados nas batalhas das Ilhas Salomão na Melanésia, mas apresentaram piora de performance. Permaneceu produzido por um curto período, com 343 naves construídas. A6M3, Modelo 22
Com as deficiências do 32, um novo modelo 21 foi construído, com maior capacidade de voo devido ao aumento dos tanques de combustível. Iniciou-se a produção em Dezembro de 1942 com 560 naves construídas. Chamado pela marinha de modelo 22, a Mitsubishi o denominou A6M3b (modelo 22b).
A6M4 Model 41
Os A6M4 foram planejados para usar um motor Sakae turbo-supercharged (supercompressor), para altitudes extremas. Depois de testes fracassados com dois protótipos em 1943, o modelo foi abandonado.
A6M5, Modelo 52
O A6M5 era um A6M3 Modelo 22 com pequenas alterações. Teve várias sub-variantes, modificações para voo noturno, treinamento etc.
A6M6c, Modelo 53c
Similar ao A6M5c, possuía um motor que funcionava com mistura de água-metanol.
A6M7, Modelo 63
Similar ao A6M6, construído para os ataques dos kamikazes.
A6M8 Modelo 64
Foram construídos dois protótipos em 1945, que não entraram em testes em função do fim da guerra.
O que irei fazer é o modelo que atuou no Tainan fighter group (2nd), Taiwan, 1944.
No lugar do numero na cauda vem umas palavras em japonês e e numeral 182.
bom iniciei a montagem, segui o manual e lá pede para pintar todo em aotake (azul metálico).
Não achei referencias que pudesse informar sobre essa cor, vi muitos usando o bamboo green.
Segue umas fotos.
Segue uma atualização.
o Pe não é para esse kit, então não vai ficar legal quanto ao de vcs.
Bom espero não estar errado/enganado.
Correção da cor interna e montagem do interior.
Estou usando enamel War Scenic.
Somente a parte de baixo usei acrilica, pois tive problemas com a tinta.
Segue mais umas fotos, como sempre os retoques na pintura se faz necessário.
Aki terei que retocar.
Por enquanto é so, agora esperar a tinta dar uma secada legal após isso vai ser selado com future, e correr para os decais.